ESCOLHA O CAMPEONATO Fechar
Saiba por que o Dia do Goleiro é celebrado em 26 de abril

Saiba por que o Dia do Goleiro é celebrado em 26 de abril

Data é uma homenagem a Manga, goleiro com passagem pela dupla Gre-Nal Manga fez história com a camisa do Inter ao conquistar o bicampeonato brasileiro de 1975 e 1976 pelo clubeAgência RBS / Agencia RBS
Hoje (26) é celebrado o Dia do Goleiro, uma data criada em 1976 para homenagear uma posição no futebol que, em poucos segundos, pode ir do céu ao inferno com uma defesa importante ou uma falha vexatória. Mas você sabe por que o dia 26 de abril foi escolhido para essa comemoração?
A data é, simplesmente, uma reverência a um dos principais goleiros da história do futebol brasileiro: Haílton Corrêa de Arruda, o Manga. Com histórico de Seleção Brasileira e passagem marcante por Inter e Grêmio, ele foi campeão por todos os clubes em que passou e, já que o dia 26 de abril é seu aniversário, tornou-se o momento de todos os goleiros serem lembrados.
— Fico muito feliz porque o Dia do Goleiro não é só para o Manga — disse o homenageado em entrevista a GaúchaZH.
A ideia de criar o Dia do Goleiro partiu de dois professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro: o tenente Raul Carlesso e o capitão Reginaldo Pontes Bielinski. Carlesso, inclusive, foi um dos pioneiros no trabalho de preparação de goleiros no Brasil, tendo sido o primeiro treinador específico para a posição a atuar na comissão técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo — durante o Mundial da Alemanha, em 1974.
Inicialmente, a data era comemorada em 14 de abril. Isso porque naquele dia, em 1975, uma grande festa reuniu goleiros e ex-goleiros no Rio de Janeiro. Porém, a partir do ano seguinte, consolidou-se o dia 26 de abril.
Manga, à época, era goleiro do Inter. Havia sido campeão brasileiro em 1975 e seria, novamente, peça importante no bicampeonato em 1976. Antes disso, já havia conquistado inúmeros título com a camisa do Sport, do Botafogo e do Nacional-URU. Depois, viria a levantar taças também por Operário-MS, Coritiba, Grêmio e Barcelona-EQU. Além disso, disputou a Copa de 1966. Era reserva de Gilmar, mas foi titular na partida contra Portugal, vencida por 3 a 1 pelos europeus, que causou a eliminação do Brasil.
O HOMENAGEADO
Nome: Haílton Corrêa de Arruda (Manga)
Data de nascimento: 26/4/1937 (83 anos)
Cidade natal: Recife (PE)
Clubes: Sport, Botafogo, Nacional-URU, Inter, Operário-MS, Coritiba, Grêmio, Barcelona-EQU
Principais títulos: Taça Brasil de 1968 (Botafogo), Campeonato Uruguaio de 1969, 1970, 1971 e 1972, Libertadores de 1971, Mundial de Clubes de 1971 (Nacional), Campeonato Brasileiro de 1975 e 1976 (Inter), Campeonato Equatoriano de 1981 (Barcelona)

Notícias Relacionadas